quarta-feira, 8 de abril de 2009

FC Porto V Manchester United








Há três factores que, para mim, são essenciais no futebol ou em outro qualquer desporto de competição. Concentração, disciplina tecnico-tactica, boa condição fisica. Sendo que estes factores podem atingir niveis maiores ou menores conforme o treino, o trabalho, desenvolvido pelos intervenientes.
Eu sei que toda a gente sabe disso. Mas às vezes esquece-se.
O Porto ontem, na primeira parte, esteve quase perfeito. Não fosse aquela desconcentração (lá está) do Bruno Alves e alguma do Helton (na reposição da bola em jogo, por duas vezes atirou a bola directamente para fora) e seria mesmo quase, quase, perfeita. Inclusivamente acabou a primeira parte com menos seis faltas que o Manchester e isso não é por acaso, de certeza absoluta. Olhando à qualidade dos jogadores do adversário, era essencial evitar os lances de bola parada. E até isso o Porto conseguiu. E para isso é preciso niveis altissimos de concentração que só com muito trabalho se consegue alcançar.
Na segunda o Porto entrou com nitidas intenções de travar o impeto do Manchester e isso ia sendo fatal. Ainda assim considero que foi o mais correcto a fazer.
Se pensarmos que o Cissokho veio do V.Setubal e o Fernando (que secou o C.Ronaldo) do Estrela da Amadora e que o Hulk foi a primeira vez que disputou uma competição desta natureza, até parece mentira a qualidade de jogo que o Porto espalhou em Old Trafford.
E onde se vai buscar força para ir á procura de um golo quando se sofre uma “machadada” daquelas a 5 minutos do fim do jogo? Aos tais três factores essenciais. Concentração, disciplina e preparação fisica.
Em futebol não há “perfeito”. Mas foi quase.
Parabens ao FCP.
Agora falta o resto.

Nenhum comentário: