quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Israel vs Palestina. Onde está a razão?

Israel versus Hamas
Vejo com admiração condenarem, ora uns ora outros, mas ainda não vi ninguem fundamentar as opiniões.
Querem deixar a vossa opinião? (não me acredito muito, mas...tentar não custa)


1. Em 1914, durante a I Guerra Mundial, o Reino Unido ocupa a Palestina, até então parte do Império Otomano... A criação do Estado de Israel ocorre em 1948, na Palestina, com a volta dos judeus ao território de onde tinham sido expulsos 2 mil anos antes.
Como idioma, retoma-se o hebreu, até então só utilizado em cerimónias religiosas. Sua fundação gera uma das mais importantes disputas territoriais do mundo.
Ainda hoje é motivo de complexas negociações de paz com os palestinos, habitantes da região, e com os Estados árabes vizinhos. Apesar da região em grande parte árida, Israel implanta uma agricultura moderna, com o apoio de avançada tecnologia, o que permite a exportação de frutas e verduras.
Mas, mesmo tendo a economia mais desenvolvida do Oriente Médio, depende muito da ajuda financeira e bélica de seu principal aliado, os Estados Unidos.

2. Os mais de 7 milhões de palestinos estão em sua maioria dispersos pelos países árabes e pelo resto do mundo. No extremo leste do mar Mediterrâneo, eles dispõem do embrião de um Estado nacional, embutido em Israel e ainda sem lugar na ONU.
O território é árido e possui uma grande depressão na região do Mar Morto. Pelos acordos de paz com Israel obteve-se relativa autonomia em grande parte da Faixa de Gaza e em parte da Cisjordânia, regiões onde residem 2,7 milhões de palestinos.
A maioria deles trabalha em Israel, mas a comunidade empenha-se em construir estruturas económicas mais sólidas. A Autoridade Palestina, tem poder de polícia e administra a região; Israel mantém o controle da defesa e das relações exteriores.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que Israel tenta, antes da tomada de posse do Obama e ainda com a benção de Bush,ocupar de vez a Faixa de Gaza e eliminar o Hamas (que não passa de um braço armado do Irão), de maneira a evitar ali a criação de uma plataforma de ataque no futuro.
Os palestianos, pela boca do Hamas, pecam por não admitirem sequer o reconhecimento do Estado de Israel e pretender a sua total eliminação o que, obviamente, não possibilita qualquer tipo de entendimento.O que será que pretendem? Que os judeus se suicidem todos?
CM

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.