segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Eleições. Breve comentário.


E pronto! Já está.
O PS continua. Soube muito bem aguentar as investidas e conduziu o processo brilhantemente.
Não fora a crise mundial e o caso Freeport e a maioria absoluta era garantida. Uma grande vitória de José Sócrates. Sem duvida. Mas...
...Outra coisa não seria de esperar depois da pobreza franciscana que foi a campanha do PSD em que nada de novo soube dizer, ficando à espera que a vontade de mudar fosse mais forte e que a vitória caísse do ar sem ser preciso dizer que medidas haviam a tomar e como. A juntar a isso, ainda convidou para a lista, nomes do antigamente como João de Deus Pinheiro e Pacheco Pereira (ontem ninguém o viu. Com amigos destes...) entre outros. A dar uma ajudinha, o Cavaco Silva que, quase de certeza, mandou à viola o segundo mandato como Presidente da República com o caso das escutas. A guilhotina está pronta para a Manuel Ferreira Leite! O que irá fazer a seguir, o Pedro Passos Coelho? Ou será o Rui Rio (se ganhar a Câmara do Porto, não sai de lá)?
O CDS conseguiu fazer o impensável e ficar em terceira força política no Parlamento.Com promessas de mais policia, melhor saúde publica, mais e melhor justiça para todos, maiores reformas, enfim...o céu! Com a ajuda da Igreja, como sempre.
O BE viu fugir esse lugar de terceira força política devido ao ataque à classe média e às sua opções sobre Política Internacional, bem salientes no seu programa eleitoral e que José Sócrates bem soube trazer a publico para seu beneficio. Ingenuidade, sinceridade, ou como eu julgo, situações a rever? Taxar com impostos o telemóvel de trabalho? E já agora porque não taxar também os almoços a quem come nas cantina das Empresas? E sair da NATO? Qual é a alternativa? Têm que explicar para se poder julgar em consciência. E mais umas coisinhas...sob risco de nas próximas eleições acabar o sonho. Agora foi a idéia de fazer frente à direita no Parlamento, mas muitos recuaram com medo de que fossem votos a mais. Aquela do Francisco Loução dizer que estava preparado para ser Primeiro Ministro e que o queria ser, foi mesmo um tiro no pé. Vai ter que refrear o entusiasmo...
A CDU é o PCP e está tudo dito. Uns mouros de trabalho e a manter o que já tinham e acrescentando ainda mais um deputado (essa é que é essa). Dão sempre a idéia de que não é preciso mais. Vivem para ser contra corrente. E fazem falta.
Os que não votaram, têm o inevitável: Andar conforme a vontade do que os outros escolheram. Eles não se importam e eu também não.

O Povo decidiu, está decidido!
Siga a dança.

6 comentários:

Anônimo disse...

Pcp está tudo dito??? Basta abrir o mesmo programa que aqui colocou para, e como bem disse, não assustar.

César Marrafa disse...

Anônimo:
Quando escrevi "está tudo dito" referia-me a organização, seriedade, trabalho de continuidade, defesa dos trabalhadores, etc. Devia, talvez, ter sido mais explicito. A idéia era ser o mais breve possível.
De qualquer maneira e como não é segredo para ninguém que me conhece, posso dizer que voto CDU desde sempre e já lá vão quase trinta anos.
Um abraço e volte sempre ao DeTudo.

Anônimo disse...

Em questões de política é sempre dificil de falar mas como o senhor bem sabe não é sobre futebol que estamos a discutir. No Futebol sim, puxo sempre pelo mesmo agora na política voto naquilo que será sensato e não posso dizer como diz que voto a muito anos no mesmo porque acredito que os tempos mudam, as pessoas mudam e como tudo o resto muda...
O que vejo, e não falo directamente da CDU, é política de que quem sabe que não vai para o poder e o grande grau de medida não possíveis de cumprir é visível em muitas propostas.
O Senhor votou em CDU, eu votei na indignação por se levar com tão pouco seriedade a politica neste pais. Eu desloquei-me e votei em branco mas mesmo concordando que votar é importante, o número de pessoas que não vota devesse primeiro a falta de caracter das pessoas mas muito também a politica deste pais.

César Marrafa disse...

Anônimo:
Tem uma opinião que respeito.

Volte sempre.
Um abraço.

Anônimo disse...

-Esta do "O Povo decidiu, está decidido!"
-É uma grande treta!
-O povo decidiu o quê?
- O correcto, seria dizer - o povo mais uma vez fez o que os seus senhor lhes ordenou.

César Marrafa disse...

:~)
Compreendo a idéia mas, como sabes, para haver Povo tem que haver muitas pessoas e, logo, varias maneiras de pensar. É por isso que há eleições. Se pensássemos todos da mesma maneira, não era preciso. Por exemplo: Tu estás convencido que a tua maneira de pensar é que está correcta. Não é verdade! Só seria verdade se todos concordássemos com isso. Se fosse só uma maioria que concordasse, teríamos que respeitar, optar por essa ideia e seguir em frente.É assim a Democracia, que não sendo perfeita, é o melhor que temos, como disse Churchill certa vez.
Estás a ver? É mais ou menos isto.
Ou queres que faça um desenho?