terça-feira, 29 de abril de 2008

Onde é que estava no 25 de Abril?

O Baptista Bastos fazia sempre esta pergunta a todos os que convidava para conversar nesse saudoso pograma de televisão (Conversas Secretas) . Sempre achei montes de piada à pergunta. E ficou para sempre como uma questão simples mas sempre curiosa. Que o diga o Herman José que se fartou de brincar com ela.
Uma vizinha aqui da blogosfera (Setubal - uma fotografia por dia) deixou-me essa questão e confesso que me veio logo o sorriso à cara, pelos motivos acima descritos.
Mas vou contar.
No 25 de Abril de 1974, tinha 16 anos. Havia de fazer 17, imediatamente 2 meses depois.
Nesse dia, acordei e fui, como de costume, para o Flamingo. Quem, da minha geração, não se lembra do Flamingo? Um café que ainda existe, pelo menos existia há muito pouco tempo, no Montalvão e onde eu "parava" nessa altura com o grupo de amigos de então.
Quando lá cheguei estava o Sr. Moisés, dono do dito estabelecimento, com outros, de roda do radio e a falar baixinho. Quando pedi o café, começou-me a perguntar se os meus pais sabiam que eu estava ali. E eu a olhar para ele feito parvo. Então disse-me para eu ir para casa porque haviam problemas serios em Lisboa e que os meus pais deviam estar preocupados comigo. Depois de alguma insistencia lá me disse o que se passava, mais ou menos. Quem ficou passado fui eu.
Fui para casa e lá fiquei com a minha mãe a ouvir na radio o que estava a acontecer.
Á noite, não me perguntem como fiz para escapar de casa porque não me lembro, andei, naquela incosciencia e ingenuidade propria da idade, pelas ruas quase desertas de Setubal com uns amigos, a cantar Zeca Afonso. Só apetecia fazer coisas proibidas. Enfim...coisas de puto reguila. Nada mais.
E vocês? Onde estavam no 25 de Abril?

2 comentários:

maria elisa disse...

Muito interessante.

:)

Vai andando disse...

Lembro-me de ir de autocarro para a Terroa.
Penso que para a escola da Camarinha andava no ciclo e o autocarro dava a volta por lá.
Belos tempos.

bj
Mano