quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sobre o Cante Alentejano



Beja, 03 Set (Lusa) - Com a maioria dos grupos corais envelhecidos e uma juventude que prefere as músicas comerciais, o cante alentejano procura resistir e incorporar novos temas que retratem um Alentejo também em mudança.
As modas típicas do Alentejo, que outrora se ouviam nas tabernas e nos campos da região pelas vozes de trabalhadores rurais, actualmente são cantadas "por carolice" e sobretudo por grupos corais "envelhecidos", disse hoje à agência Lusa Joaquim Soares, director da Moda - Associação do Cante Alentejano.
O envelhecimento dos grupos corais "é um dos grandes problemas do Cante Alentejano", frisou, precisando que a maioria dos quase 60 grupos associados da Moda é constituída sobretudo "por homens entre os 50 e os 70 anos".
"Também há muitas mulheres, mas com idades avançadas. Algumas integram grupos mistos, mas a maioria canta em grupos femininos", continuou, frisando que, no entanto, "há vários grupos corais com gente nova".
"Há sempre rapaziada nova a aproximar-se dos grupos. Rapaziada que viveu os 20 anos a perder noites nas discotecas e a ver nascer as auroras e só numa fase mais adulta despertou para o Cante Alentejano", disse Joaquim Soares.



Nenhum comentário: